5 Dicas para escolher a empresa de contabilidade ideal para você

 em Artigos

Contabilidade é uma importante atividade para qualquer empresa. É através dela que toda a questão trabalhista é resolvida e onde o fluxo de caixa é melhor identificado. Então, escolher um bom escritório é uma prioridade para qualquer empreendedor.

Mas sabemos que isso não é tão simples. Colocar uma tarefa tão importante na mão de qualquer empresa é uma ideia que passa longe na cabeça de um gestor ou gestora competente. É preciso achar o escritório certo!

Mas o que levar em conta na hora de contratar uma empresa terceirizada? Quais fatores são realmente importantes para se levar em conta? A Incolape separou uma lista com 5 dicas para você escolher o escritório de contabilidade ideal para você. Confira:

Suporte ao cliente
Antes de tudo, avalie a qualidade do atendimento. Esse é um dos pontos mais relevantes para qualquer terceirização.

A contabilidade exige uma constante troca de informações e documentos. Então é importante que o contador esteja sempre lá quando você precisar e tenha proatividade para te ajudar na resolução dos problemas.

Disponibilidade, cordialidade, confiança e velocidade nas respostas podem ser previamente avaliadas na hora do orçamento ou antes da contratação. Atente-se a esses sinais na hora de decidir para garantir que você faça a escolha certa!

Infraestrutura
Pode parecer pouca coisa, mas isso é extremamente impactante. Aqui, vale sim julgar o livro pela capa. Afinal, você não gostaria de ver os processos atrasados por conta da falta de tecnologia e ferramentas, não é mesmo?

Então, antes de fechar qualquer contrato, pergunte e investigue quais as plataformas e métodos de trabalho utilizados. Apenas com isso você se conseguirá compreender se a empresa é organizada, se é atualizada e se está pronta para se adequar às mudanças do mercado.

Lembre-se que os cultura da sua empresa deve espelhar a atitude e mentalidade também dos parceiros. Afinal, quanto mais integrada a logística de negócio, melhor. O que o seu empreendimento precisa e merece?

Competência
Esse pode ser um fator de difícil reconhecimento para muitos. De fato, a competência e habilidade de um escritório são melhor reconhecidos durante a prestação do serviço. Mas existem alguns indícios para prever a qualidade técnica da empresa em questão.

A própria infraestrutura, como já citada, é um bom começo para avaliar esse aspecto. Mas mais do que isso, é possível compreender a mentalidade do escritório através de uma boa conversa. Pergunte por trabalhos e cases de sucesso anteriores, por clientes atendidos e identifique a qualidade técnica do que está sendo dito.

As certificações funcionam também como um bom indicador da integridade da empresa. Observe se ela tem registro no CRC (Conselho Regional de Contabilidade) e qual a sua situação neste cadastro.

Custo-benefício
É claro que esse fator não pode ficar de fora na hora de considerar a contratação de um bom escritório. Afinal, você quer pagar um preço justo pelo serviço.

Como reconhecer isso? Orçando. Esse é o meio mais seguro e eficaz de entender qual empresa trará mais custo-benefício para você. Com uma aprofundada pesquisa é que se identifica os planos e serviços que beneficiarão o seu negócio e a média de preços cobrada.

Esse fator é importante, mas não deve ser o único levado em conta. Desconfie de empresas que cobram muito barato pelos seus serviços e ponha na balança todos os outros aspectos apresentados neste artigo.

Localização
Para o envio de documentações e facilidade de comunicação, a proximidade faz uma grande diferença. Por mais tentador que seja contratar aquele escritório com ótimo custo-benefício de outra cidade, lembre que os custos e tempo com office-boy serão um contrapeso.

Empresas virtuais também entram em pauta nessa hora. Caso o fluxo de documentos não seja tão grande no seu empreendimento, essa pode ser uma boa pedida. Mas se você optou por um escritório 100% online, esteja preparado para digitalizar documentos e lidar com a sua contabilidade através de notificações.

Tenha em mente que todo esse processo de orçamento e escolha levará tempo, mas trará benefícios enormes para a sua empresa. Um contrato bem feito é garantia de excelentes resultados!

Para ter acesso a mais conteúdos como esse, siga a Incolape nas redes sociais e acompanhe de perto o nosso blog.

Recommended Posts