Elimine os custos desnecessários da sua empresa com a Incolape

 em Artigos

O bom funcionamento das empresas modernas exige práticas dinâmicas e versatilidade em todos os setores do empreendimento. E é por isso que cada vez mais a organicidade nos negócios é responsável pelos bons resultados e pela consagração da empresa no mercado.

Uma das dicas mais importantes para o assunto otimização de resultados é planejar e estruturar os objetivos da empresa, analisando relatórios e traçando planos palpáveis para um futuro próximo. Para auxiliar o empresário na difícil empreitada de definir as metas da empresa, os relatórios contábeis são instrumentos indispensáveis.

Reduzindo custos desnecessários

Apesar de muitas pessoas atribuírem um sentido equivocado à contabilidade, diminuindo seus métodos e estudos à mera burocracia tributária, não há dúvidas de que sem um setor contábil bem estruturado, o gestor terá muitas dificuldades para conseguir organizar a empresa e fazer com que ela mantenha-se saudável por um longo período de tempo.

Com os demonstrativos contábeis em mãos, o gestor está diante de dados simplificados, ou seja, de números que foram traduzidos em informações essenciais que fornecem um diagnóstico completo das transações do negócio.

Ao contrário do que muitos acreditam, entretanto, os relatórios contábeis não são úteis apenas para compreender o contexto financeiro de um empreendimento. Eles também apontam fragilidades e dificuldades enfrentadas por outros setores da empresa também, ajudando o empreendedor a eliminar custos desnecessários e aplicar recursos estrategicamente.

A ciência da contabilidade

Para expandirmos mais a discussão sobre a importância dos relatórios contábeis, é preciso conceituar o termo “contabilidade”. Como ciência, esse campo estuda, analisa e registra todas as atividades que envolvem o patrimônio de uma empresa ou organização.

A partir do trabalho de contadores e técnicos em contabilidade é possível traçar estimativas muito próximas da realidade e planejar com maior segurança os próximos movimentos do empreendimento. Por isso, em uma empresa bem organizada o gestor mantém um canal de comunicação permanente com o setor da contabilidade para ter acesso direto aos relatórios e às informações traduzidas pelos contadores.

Mas vale lembrar que para eliminar custos desnecessários é preciso que a contabilidade da empresa esteja bem integrada com a direção, com o setor dos recursos humanos, com acionistas, com assessoria de imprensa, além da própria gerência. A partir do momento em que os funcionários estão familiarizados com os dados da contabilidade, mais fácil acontece a sinergia entre os setores do negócio e todos podem trabalhar rumo a metas compartilhadas por todos.

De maneira geral, as empresas que estão começando a ganhar espaço no mercado acabam contratando serviços terceirizados de contabilidade. Quanto maior for o nível de profissionalização do negócio, mais importante se torna a análise dos dados contábeis.

Nos últimos anos, as assessorias contábeis vêm sendo cada vez mais requisitadas por desempenharem um papel essencial na interpretação dos dados dos relatórios e demonstrativos. A partir desta “tradução” dos números em palavras, o entendimento do momento pelo qual a empresa está passando é facilitado.

No caso das pequenas e médias empresas, os relatórios contábeis assumem uma importância similar à dos relatórios de custos e de produção, já que é essencial monitorar os resultados. Isso é tão importante quanto avaliar recursos investidos na produção e o lucro final.

Com a Incolape você e sua empresa contam com toda a assistência necessária para manter os negócios saudáveis. Listamos os principais relatórios contábeis e uma breve descrição sobre dois demonstrativos obrigatórios por lei, acompanhe!

Principais relatórios contábeis

  • Balanço Patrimonial (BP)
  • Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)
  • Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados
  • Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido
  • Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos
  • Demonstração do Fluxo de Caixa

De acordo com a  Norma Brasileira de Contabilidade Técnica (NBC T 19.13), emitida pelo Conselho Federal de Contabilidade, microempreendimentos e empreendimentos de pequeno porte devem apresentar, ao final de cada exercício social, o demonstrativo do Balanço Patrimonial (BP) e de Demonstração do Resultado (DRE). Os outros relatórios, portanto, são opcionais.

O Balanço Patrimonial (BP)

O Balanço Patrimonial, ou BP, é um relatório compulsório que apresenta os dados reais sobre o patrimônio de determinada empresa ou instituição. Ele reflete a respectiva posição financeira em um período de tempo pré-determinado.

Este demonstrativo constata se existe equilíbrio entre os bens e direitos da empresa e suas obrigações com terceiros, com funcionários e acionistas. Ao lado do Demonstrativo dos Resultados do Exercício, o BP é um dos relatórios mais importantes utilizados pelo setor da contabilidade para traçar uma estratégia financeira das empresas, aumentando a lucratividade das mesmas e reduzindo gastos desnecessários.

A Demonstração dos Resultados do Exercício (DRE)

Assim como o Balanço Patrimonial, esse demonstrativo é exigido por lei e confronta os resultados das transações financeiras realizadas por determinada empresa em um período de tempo limitado, geralmente de um ano.

No relatório, devem constar algumas informações, como a receita bruta de vendas e de serviços, as despesas totais da empresa, lucro e prejuízo das operações, entre outras indicações. Depois de reunir todos os dados, é possível interpretar qual é o resultado líquido das operações de um negócio.

Vale lembrar que apesar dos outros relatórios serem facultativos, eles são muito importantes para que o setor de contabilidade possa analisar de forma mais certeira o momento pelo qual determinada empresa está passando, podendo assim oferecer mais caminhos e estratégias aos gestores.

Por isso é tão importante a parceria entre a administração da empresa e a equipe de contabilidade. Enquanto os gestores apresentam sua incertezas e suas necessidades gerenciais urgentes, os contadores ajudam a decifrar os números e oferecem possibilidades de atuação que trarão bons resultados.

Marque um encontro com um dos consultores da Incolape! Podemos esclarecer todas as suas dúvidas sobre os relatórios contábeis e te ajudar no planejamento dos próximos passos do seu empreendimento.

Cliquei aqui e agende uma conversa conosco.

Recent Posts