Escritório de contabilidade ou equipe fiscal: O que é melhor para o seu negócio?

 em Artigos

A preocupação com a contabilidade da empresa é uma constante na vida do empreendedor que deseja gerenciar um negócio de sucesso.

O setor é responsável por tarefas essenciais, muito importantes para garantir o bom funcionamento da empresa como um todo e, por isso, pensar na melhor equipe de contabilidade é o primeiro passo para conquistar os bons resultados.

Mas o que vale mais a pena: contratar um escritório de contabilidade ou investir na criação de uma equipe fiscal interna?

A resposta para essa pergunta envolve a análise de uma série de fatores e, a depender da dinâmica da empresa, a solução pode variar. Entretanto, apesar do investimento na criação do setor contábil e sua manutenção ser uma boa opção para alguns negócios, em linhas gerais vale mais a pena terceirizar os serviços.

Dentre os motivos pelos quais especialistas apontam a contratação externa como a melhor possibilidade estão:

  • excesso de tarefas burocráticas que exigem alto grau de especialização dos profissionais
  • mudanças constantes na legislação
  • gastos elevados com o custeio da equipe interna

Juntos, esses pontos são mais do que suficientes para que o empreendedor descarte a possibilidade da criação de um departamento de contabilidade próprio.

De qualquer forma, as dúvidas existem e é muito importante explorar as soluções para tomar uma decisão certeira. Neste artigo, trazemos algumas informações valiosas que podem te ajudar a escolher entre um escritório de contabilidade ou equipe fiscal. Acompanhe!

A importância da equipe fiscal

Os profissionais que integram a equipe fiscal e tributária ocupam uma posição estratégica na empresa. São responsáveis por gerenciar a vasta burocracia que envolve a contabilidade dos negócios. A partir da análise e interpretação de dados, são capazes de orientar os gestores na escolha das melhores opções para a empresa, tudo dentro da legislação.

A equipe contábil estuda a dinâmica da empresa e traça seu perfil, posicionando-a no mercado. Essa análise minuciosa é ponto de partida para a tomada de decisões fiscais, por exemplo. Por meio do planejamento tributário, também é possível que o valor e a quantidade de impostos a serem pagos pela empresa sejam massivamente reduzidos, evitando que as finanças sejam oneradas.

Os responsáveis pela contabilidade também atuam em um segundo front: precaução e redução de danos. Isso porque a equipe contábil também garante que todos os processos sejam adequados ao que espera a lei, evitando multas e penalidades que podem comprometer os lucros da empresa.

Devido à sua importância, o setor fiscal exige profissionais bem formados e atualizados já que as regras contábeis são bastante fluidas e estão constantemente mudando. No caso do empresário optar pela criação do setor fiscal dentro da empresa, vale lembrar que os contadores têm direito a todos os encargos trabalhistas e a um salário que faça jus aos serviços prestados.

Contabilidade Terceirizada: redução de custos e eficiência

Terceirizar as práticas contábeis é uma prática bastante usual entre empresas de todos os tamanhos. Essa estratégia é ainda mais vantajosa no caso das pequenas e médias empresas, que não dispõem de recursos para manter um departamento contábil interno.

Em linhas gerais, os custos com os serviços externos são bastante reduzidos e outros benefícios fazem com que a maior parte dos empreendedores aposte nesta opção. Os escritórios de contabilidade contam com colaboradores experientes, acostumados a lidar com outros negócios que apresentam as mesmas características e, por isso, são capazes de executar tarefas com precisão e rapidez.

Outra grande vantagem da terceirização são os recursos tecnológicos do próprio escritório de contabilidade. Geralmente as empresas que prestam serviços de contabilidade estão antenadas ao que existe de mais moderno para reduzir burocracias e executar tarefas com agilidade.

Vale lembrar da importância de escolher um escritório de contabilidade que seja transparente e que conte com um time de funcionários dispostos a compreender as reais necessidades do seu negócio. Dessa forma, a contratação terceirizada ainda pode oferecer como vantagem a personalização dos serviços prestados, tornando-se uma importante parceria.

Diferenças entre equipe fiscal interna e contratação terceirizada

Basicamente a diferença técnica entre as duas opções é que a equipe fiscal interna executa as tarefas contábeis dentro da empresa e o escritório faz os serviços externamente, mas mantendo sempre a integração com a dinâmica dos negócios.

Essa diferença diminui consideravelmente as responsabilidades da administração da empresa com as obrigações trabalhistas dos funcionários envolvidos.

Podemos apontar alguns fatores importantes que diferenciam as possibilidades:

  • Redução de custos (com salários, encargos trabalhistas, capacitação de profissionais, equipamentos e softwares) no caso da terceirização dos serviços

  • Otimização do espaço e possibilidade de investir em outros setores da empresa, como o setor de comunicação interna, marketing, criação e produção, já que os serviços prestados são executados à distância

  • Eficiência dos serviços terceirizados, graças à qualificação e experiência dos contadores colaboradores

  • Produtividade e agilidade nos serviços, já que as empresas terceirizadas estão habituadas a trabalhar com prazos e burocracias típicas do sistema tributário

Diante dessas possibilidades, o empresário pode dedicar maior atenção ao negócio como um todo e terá mais recursos financeiros e tempo para investir em outros setores estratégicos da empresa. Assim, o negócio como um todo ganha fluidez e organicidade.

Leve em consideração os pontos levantados acima e pesquise as opções de escritórios de contabilidade que prestam serviços personalizados. Agora cabe a você decidir! Conte com a ajuda da Incolape para esclarecer outras dúvidas sobre contabilidade. Continue acompanhando nosso blog para mais dicas e boa sorte!

Recent Posts