Guia definitivo: entenda como funciona uma empresa de contabilidade

 em Artigos

Não é de hoje que os empresários apostam nas empresas de contabilidade para ajudar a organizar as contas da empresa. Mas, além de facilitar muito os trâmites financeiros e fiscais dos negócios, a contabilidade possui inúmeras outras estratégias que ajudam a desenvolver todos os setores de um empreendimento.

Ao manter as responsabilidades financeiras em dia, é possível que o empresário dedique esforços no aperfeiçoamento das operações da empresa:

  • melhora na qualidade dos produtos e serviços
  • desenvolvimento de planos de comunicação e marketing
  • aprimoramento do atendimento ao cliente
  • investir mais recursos nos pontos frágeis do negócio

E é por isso que a contabilidade é uma das atividades que mais cresce em todo o Brasil, mesmo em tempos de recessão do mercado e instabilidade política, como o que vivemos hoje.

Mas você sabe como funcionam as empresas de contabilidade e quais são os serviços oferecidos?

Contabilidade, uma ciência milenar

Apesar de ser bastante atual, essa área do conhecimento remete aos primórdios da evolução das sociedades ocidentais. Surpreendentemente, a contabilidade existe desde o período antigo, quando ainda não havia moeda para medição de patrimônio. Mesmo assim, foi entre os povos antigos que essa ciência ganhou espaço e pôde atingir a maturidade.

Com o passar dos séculos, as atividades econômicas foram se tornando cada vez mais complexas, e no período da Baixa Idade Média, grandes centros comerciais surgiram, trazendo a necessidade de ampliação da rede de produtos oferecidos. Foi aí que as trocas ordenadas, conhecidas como escambo, ficaram ultrapassadas e surgiu a semente que daria origem ao mercantilismo.

Mas foi após a Revolução Industrial que a contabilidade passou a ser considerada uma ciência independente da matemática. Assim surgiram termos consagrados e noções modernas sobre transações financeiras, como o inventário, livros mercantis, contas, lucro, registro de operações, etc.

Por fim, a Idade Contemporânea veio para consagrar de vez a contabilidade como campo de estudo essencial para o bom gerenciamento de empresas. A partir de então, os profissionais da área passaram a ter formações cada vez mais específicas, podendo atuar em três grandes áreas dentro de empresas privadas ou públicas: a área financeira, a área econômica e a área patrimonial.

O que faz um profissional da contabilidade?

Para começar a entender como funciona uma empresa de contabilidade, vamos saber o que faz o profissional da área.

Cabe ao profissional de contabilidade analisar todos os dados contábeis das empresas, o que exige muito comprometimento e seriedade nas relações de trabalho, já que o contador tem acesso a informações privilegiadas.

Por meio dos números, é possível que o profissional obtenha detalhes sobre a situação interna da empresa e sobre seu posicionamento no mercado. Geralmente os contadores trabalham em empresas de contabilidade, que executam inúmeras tarefas para as empresas e pessoas físicas também.

Em linhas gerais, as empresas de contabilidade são responsáveis por registrar e administrar quaisquer alterações no patrimônio das empresas. Mas dentro dessa grande tarefa, existem subtarefas que precisam ser legitimadas por órgãos governamentais, por isso, é preciso que tudo seja feito de forma legal.

Vale lembrar que toda empresa de contabilidade deve cumprir algumas exigências para funcionar e operar de maneira regular:

  • É preciso que seja feito o registro do escritório junto à Secretaria da Receita Federal, à Secretaria Estadual da Fazenda, à Prefeitura Municipal e ao Conselho Regional de Contabilidade
  • É necessário o enquadramento na Entidade Sindical Patrimonial
  • Exige-se o cadastro no Conectividade Social (INSS/FGTS) e a autorização do Corpo de Bombeiro Militar

A estrutura de uma empresa de contabilidade

Já com relação à estrutura da empresa de contabilidade é preciso que ela seja minimamente dividida entre a área de logística de documentos, a área fiscal, o departamento de recursos humanos, setor contábil e até áreas de apoio e gestão da empresa (já que até uma empresa de contabilidade necessita de organização com o setor administrativo e financeiro).

Dentre as principais atribuições de uma empresa de contabilidade está a realização das demonstrações financeiras. São elas:

  • Demonstração de resultados
  • Balanço do patrimônio
  • Demonstração das mudanças no patrimônio líquido
  • Demonstração de resultados abrangentes
  • Demonstração do fluxo do caixa
  • Notas explicativas (que compreendem dados resumidos sobre a prática contábil das empresas)

Quais as funções de uma empresa de contabilidade?

Contabilidade fiscal

As empresas de contabilidade podem ser contratadas para a execução de serviços específicos. A contabilidade fiscal é responsável principalmente pela escrituração das operações fiscais, planejamento tributário e orientação quanto ao deveres empresariais para com o Fisco.

Contabilidade trabalhista

Faz todo o monitoramento das alterações na Legislação do Trabalho, além de executar tarefas relativas ao pagamento dos funcionários e colaboradores da empresa.
Essa área está sendo cada vez mais requisitada, tendo em vista as dificuldades encontradas pelos empreendedores em entender a Lei e aplicá-la corretamente na rotina da empresa, ainda mais nos últimos tempos, com a Reforma Trabalhista proposta pelo governo.

Contabilidade societária

Investiga e regulariza o funcionamento das empresas (obtenção de alvarás, legalização do negócio junto aos órgãos governamentais competentes, elaboração de certidões de fusão, incorporação de outras empresas, etc).

Contabilidade voltada à declaração do Imposto de Renda (pessoas físicas)

Apesar de toda a orientação dada pelo Ministério da Fazenda, muitos brasileiros ainda sentem grande dificuldade em declarar adequadamente a renda e registrar os patrimônios no balanço anual do IRPF, e, por isso, contam com a ajuda das empresas de contabilidade para não correr o risco de cair na malha fina.

Essa lista extensa de serviços prestados pelas empresas de contabilidade pode ser dividida basicamente em dois grandes grupos, o dos serviços sazonais e permanentes.

Os sazonais são contratados apenas quando a ocasião exige apoio técnico: ao final de cada ano há o encerramento das demonstrações contábeis das empresas e também é preciso cumprir com as obrigações acessórias, como o pagamento de tributos, pagamento do 13º salário e férias dos funcionários.

Entretanto, existem serviços permanentes de consultoria contábil, que estão se tornando cada vez mais tendência entre os negócios de sucesso. E é nesse ponto que entraremos agora!
Por que apostar na consultoria contábil permanente?
Como foi dito no começo deste artigo, a contabilidade é uma área que ajuda a otimizar processos em toda a empresa. Um bom contador pode utilizar os dados financeiros da empresa para auxiliar o empreendedor na tomada de decisões. Essa parceria entre gestão e contabilidade é essencial para que bons insights apareçam e se tornem diferenciais competitivos, por exemplo.

A consultoria permanente ajuda o empreendedor a formar o preço final dos produtos e serviços comercializados, de maneira a evitar os prejuízos, atingir lucros e consagrar a empresa no setor de atuação.

Outro destaque importante é a redução da carga tributária que um estudo contábil pode proporcionar às empresas. A elisão fiscal, como é conhecida a redução, é uma forma bastante interessante de reduzir gastos e se manter em dia com a Justiça Fiscal.

Tudo é feito por meio da análise de possibilidades, combinada a um profundo conhecimento da Legislação e da dinâmica da própria empresa. Isso reforça ainda mais a necessidade de apostar em uma empresa de contabilidade que transmita confiança e ofereça serviços personalizados para cada negócio.

Gostou de saber um pouco mais sobre a história da contabilidade e sobre como funcionam as empresas de contabilidade no Brasil?

Para mais informações sobre o assunto, continue acompanhando o blog da Incolape e conte conosco para esclarecer quaisquer dúvidas!

Recent Posts