Por que devo contratar um escritório de contabilidade?

 em Artigos

Indispensável para a gestão de qualquer negócio, a Contabilidade é a área de estudo que reúne e interpreta dados e outros fenômenos que incidem diretamente sobre o patrimônio de uma instituição.

Sua principal finalidade é apurar os resultados do balanço financeiro das empresas e gerenciar o patrimônio das empresas, orientando os administradores quanto às melhores opções contábeis e caminhos a serem trilhados pelos empreendimentos.

A Contabilidade é uma ferramenta essencial para bem gerenciar qualquer negócio. Seus princípios podem ser aplicados à administração de uma empresa familiar até à condução de uma grande multinacional. Isso porque a amplitude das informações com as quais essa área trabalha vai muito além do simples cálculo de impostos e regularização de situações fiscais das empresas.

Vantagens em contratar um escritório de contabilidade

Profissionais da contabilidade são especialistas em transformar dados financeiros em ações práticas. Ao avaliar as condições financeiras de determinada empresa e considerar todo o histórico do negócio, o contador pode auxiliar o gestor na tomada de decisões.

Essa parceria entre as áreas da administração e da contabilidade é essencial para que aconteçam bons insights. Além disso, quando bem gerenciado, o lucro da empresa pode ser investido em outras ações, como:

  • Marketing
  • Comunicação interna
  • Aprimoramento dos produtos e serviços oferecidos pelo negócio

A contratação da consultoria contábil também é uma ótima opção para o empreendedor que deseja acertar desde o princípio. Para empresas que estão começando a trilhar seu caminho no mercado, essa assistência contábil pode ser um grande pilar de sustentação do negócio em seus primeiros anos de existência.

Com a ajuda de bons contadores, é possível que o empreendedor forme o preço final dos produtos vendidos, evitando prejuízos e garantindo lucros que poderão ser reinvestidos na própria empresa.

Outra questão bastante importante que atinge diretamente pequenos, médios e grandes negócios é a carga tributária. No Brasil, o Regime Tributário é cheio de pormenores que podem comprometer a saúde financeira de diversos negócios.

Compreendê-los não é tarefa fácil, mas é essencial para que as empresas não paguem mais do que realmente precisam para o Fisco. A consultoria contábil pode reduzir a carga tributária das empresas, avaliando e ponderando sobre qual Regime Fiscal mais favorece as operações da empresa e quais estratégias podem ser aplicadas para a elisão fiscal.

Tudo é feito conforme prevê a Lei, por meio da análise de opções combinada à um profundo conhecimento da dinâmica de cada empreendimento.

Isso reitera a necessidade de contratar um escritório de contabilidade responsável e que ofereça serviços personalizados à empresa. Escolher uma boa assessoria contábil é, portanto, muito importante para a sustentabilidade dos empreendimentos.

Abaixo, pontuamos de forma resumida 7 razões pelas quais você deve contratar um escritório de contabilidade, acompanhe!

1. Gestão Financeira

Além de facilitar o gerenciamento patrimonial, a Contabilidade trabalha também no nível micro (controle da entrada e saída de recursos e monitoramento do fluxo de caixa), e no nível macro (posicionando economicamente sua empresa no mercado). Essa combinação traz amplitude às análises, orientando muito bem as práticas administrativas dos negócios.

2. Acesso à Linhas de Crédito

Quanto mais exatas forem as informações contábeis das empresas, mais fácil se torna o acesso à linhas de crédito, por exemplo.

Isso é essencial para os pequenos e médios negócios que desejam adquirir mais recursos para se expandir. Mas, além disso, é muito importante para qualquer empresa que deseja ampliar seu raio de atuação, já que para qualquer associação societária ou grande negociação, as informações fiscais da empresa são minuciosamente conferidas.

3. Redução de Custos

As empresas estão sempre buscando reduzir os custos operacionais dos negócios.

Apesar de parecer um “gasto extra”, contratar um Escritório de Contabilidade pode ser uma ótima ideia para o empresário que deseja economizar e ainda manter as contas da empresa em dia, já que essa terceirização dos serviços dispensa a necessidade de manter um departamento contábil dentro da própria empresa.

4. Consultoria Permanente

Conforme já dito no começo deste artigo, a Consultoria Permanente é, provavelmente, a principal vantagem oferecida pelos Escritórios de Contabilidade.

Diante da série de obrigações que as empresas têm com o Estado, com fornecedores, clientes, funcionários e sócios, contar com uma consultoria que responda imediatamente à qualquer dúvida traz grande segurança para o empresário.

5. Planejamento Tributário

Uma multa fiscal ou um regime tributário mal escolhido pode ser responsável pelo fechamento de um negócio.

Isso explica a grande ansiedade dos empresários em acertarem na escolha tributária das empresas. Transferir essa grande responsabilidade para um Escritório experiente, que entenda do assunto, pode ser uma ótima solução para quem deseja acertar.

6. Relações Trabalhistas

Os escritórios de contabilidade também trabalham com relações trabalhistas. Isso significa que, dentre os serviços executados pelos contadores está a elaboração da folha de pagamentos dos funcionários e outros contratos que envolvem a relação empresa-trabalhador.

Acertar com os funcionários, efetuando os pagamentos em dia, conforme prevê a Lei, traz muita credibilidade à empresa e garante maior efetividade no trabalho, por isso essa etapa é tão importante.

Vale lembrar que a Contabilidade Trabalhista está sendo cada vez mais requisitada, tendo em vista a Reforma Trabalhista proposta pelo governo, que trouxe grandes mudanças na Legislação do Trabalho no Brasil.

7. Competitividade

Com todas as vantagens descritas acima, ao contratar um Escritório de Contabilidade, sua empresa garante um melhor posicionamento no mercado e aumenta consideravelmente as chances de competir com outras empresas que operam no mesmo setor.

Vale lembrar que a Contabilidade e a gestão da empresa caminham sempre na mesma direção, com o mesmo objetivo final: o sucesso do empreendimento no mercado!

E aí, gostou desse artigo? Para mais dicas de contabilidade continue acompanhando o blog da Incolape. Aqui, nós trazemos informações atualizadas sobre Legislação Trabalhista, Regime Fiscal e outras dicas sobre gerenciamento de empresas. Conte conosco para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o assunto e boa sorte nos negócios!

Recent Posts