Saiba como regularizar a situação fiscal da empresa!

 em Artigos

Seja por falta de organização da gestão, de recursos ou simplesmente por distração do empreendedor, algumas empresas acabam caindo em situações de irregularidade fiscal.

Estar em dívida com a Receita Federal ou com outros órgãos governamentais não é nada bom: são aplicadas multas e penalidades, pode ocorrer a abertura de processos criminais e a situação pode chegar ao ponto em que a empresa se vê obrigada a encerrar suas atividades.

Por isso, investir para regularizar a situação fiscal da empresa deve ser uma prioridade da gestão. Vale lembrar que a imagem de uma empresa que está com as contas em dia motiva a associação positiva de clientes, sócios, fornecedores, colaboradores e funcionários.

Ou seja, uma empresa que está regularizada transmite confiabilidade, comprometimento e organização para todas as pessoas que estão envolvidas no processo de produção/consumo.

Por isso, não perca tempo quando o assunto é regularizar a sua empresa! Se você possui dúvidas sobre como fazê-lo, acompanhe os pontos levantados neste artigo e boa sorte!

Consulte pendências

Antes de mais nada, é importante que haja o reconhecimento da situação fiscal da empresa. Somente a partir dessa avaliação é que torna-se possível começar a trabalhar em soluções. Procure, portanto, a Receita Federal e outros órgãos governamentais responsáveis pelos Regimes Fiscais e de Tributação e faça uma consulta sobre as pendências da empresa.

Vale lembrar que essa consulta pode ser feita online, o que facilita o processo de reconhecimento da situação fiscal da empresa. O site da Receita Federal, por exemplo, oferece aos contribuintes um relatório completo contendo as informações cadastrais e pendências.

Também permite o acesso a páginas de download de programas e instruções para a regularização da situação fiscal, e permite que o empresário visualize os débitos também com a Procuradoria-Geral da Fazenda.

Caso a situação fiscal da empresa esteja muito complicada, é possível obter informações sobre processos administrativos já em andamento e as possibilidades de parcelamento de multas. Aposte também na realização de auditorias internas para colher uma visão clara dos problemas que ainda não foram computados nos sistemas dos órgãos responsáveis pelos processos fiscais.

Conte com auxílio profissional na regularização da empresa

Depois de juntar os relatórios que comprovam a situação fiscal da empresa, é fundamental que o empresário dê os passos certos para eliminar as pendências e regularizar o funcionamento do negócio. Nessa etapa, é importante que haja uma equipe preparada para lidar com esse tipo de problema, por isso, pode ser bastante interessante investir na contratação de pessoal especializado em contabilidade.

Apesar de ser um gasto “extra”, terceirizar a equipe responsável pela regularização fiscal é ter a garantia de que os esforços estarão voltados 100% para a solução dos problemas. Trabalhar com um time de contabilidade contratado não significa, porém, que o empresário pode se ausentar da busca por respostas criativas aos problemas.

Muito pelo contrário, para garantir os bons resultados para a empresa, é preciso personalizar as soluções e, para isso, é essencial que as informações da gestão e da contabilidade se mantenham sempre alinhadas.

Efetue o pagamento das multas e impostos

Com a orientação da empresa de contabilidade contratada, solicite as guias de pagamento dos tributos que estão em débito. Geralmente, é preciso que a empresa pague o imposto e uma multa pelo atraso, que varia de caso em caso.

Na maior parte das vezes, as solicitações podem ser feitas pelo computador. Entretanto, dependendo da situação, pode ser necessário o deslocamento até um posto do órgão competente. Aqui está mais uma vantagem de possuir uma equipe de contabilidade contratada para regularizar a empresa: toda a documentação a ser providenciada é responsabilidade do time contábil.

Usualmente, as equipes de contabilidade terceirizadas prestam serviços a outras empresas também, por isso, costumam possuir muita experiência e conhecimento sobre legislação fiscal. Esse é um grande benefício para o empresário, já que a agilidade para conduzir a situação é maior e poucos problemas tornam-se inusitados diante de campo de atuação de tais consultorias contábeis.

No caso das multas e impostos, conte com a ajuda dos consultores para calcular os valores referentes à multa e juros de mora, que incidem sobre o valor dos tributos atrasados, e aproveite para solicitar à equipe um planejamento dos próximos impostos a serem pagos. Assim, você evita a sobrecarga no orçamento da empresa e evita também novos esquecimentos.

Não deixe as irregularidades acontecerem novamente

Embora seja muito necessária, a regularização da situação fiscal da empresa é um desafio que exige esforços e o desprendimento de certa quantia de dinheiro – seja para contratar uma empresa especializada em contabilidade que oriente os processos, seja para o pagamento de tributos e multas.

Por isso, o ideal é agir de maneira preventiva. Pode ser interessante investir em tecnologia na área de contabilidade da empresa para dinamizar os processos e manter planilhas de organização dos dados fiscais sempre atualizadas, por exemplo.

No Brasil,  85,84% das empresas brasileiras têm ao menos uma irregularidade. A porcentagem vem de um estudo conduzido pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), a pedido do Instituto Brasileiro de Certificação e Monitoramento (Ibracem). Ou seja, quase 9 a cada 10 empresas operam em situação irregular.

Para não fazer parte das estatísticas, é preciso ficar sempre de olho, monitorando a situação fiscal da empresa, contando com a ajuda de profissionais especializados, e pagando os tributos em dia. Lembre-se que quanto maior o nível de organização do seu negócio, menor será a chance de o fiscal bater na sua porta.

Está na hora de colocar essas dicas em prática para regularizar sua empresa e evitar problemas com a Receita Federal e com outros órgãos de cobrança de tributos. Conte com a Incolape para te ajudar durante todo o processo!

Recent Posts