Tudo o que você precisa saber sobre honorários - Incolape Escritório de Contabilidade Jundiaí – Serviços Contábeis ...

Tudo o que você precisa saber sobre honorários

O que são honorários? Uma pergunta que pode parecer fácil, mas para você que está começando agora talvez ainda tenha dúvidas sobre o assunto. Por isso, a Incolape preparou um artigo sobre o termo tão utilizado no ambiente corporativo.

Honorário faz referência à remuneração que os profissionais liberais cobram por seus serviços prestados, ou seja, o profissional atua de forma independente, sem vínculo empregatício.

Atualmente, o termo “honorário” aparece bastante no universo advocatício. Profissão que, inclusive abrange a maior parte de profissionais liberais.

Quem são os profissionais liberais?

Os profissionais liberais são aqueles que têm um nível superior ou técnico, para que possam exercer as suas funções.

Quais impostos o profissional liberal deve pagar?

A tributação desta categoria é maior em comparação com o autônomo. Confira:

  • Imposto de renda;
  • ISS (Imposto Sobre Serviço);
  • PIS (Programa de Integração Social);
  • INSS (Taxa ao Instituto Nacional do Seguro Social).

Quem são os profissionais autônomos?

O profissional autônomo é um profissional sem qualquer vínculo empregatício que trabalha de forma independente. Este profissional não precisa possuir qualificação profissional ou ensino superior.

Quais impostos o profissional autônomo deve pagar?

O profissional desta categoria deve pagar vários impostos, mas o município onde reside é quem decide quais impostos serão pagos. No entanto, as taxas básicas são: ISS, imposto de renda, IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte), INSS e RPA (Recibo de Pagamento Autônomo)

Como funciona o pagamento de honorários?

No serviço de advocacia, por exemplo, é estabelecido um sistema de pagamento que pode acontecer a partir de um valor fixo ou percentual em relação ao valor pedido no âmbito do processo judicial.

Quando voltamos para outros profissionais liberais e autônomos, o sistema pode ser o mesmo, mas com a diferença de prestação de serviço finita e não contínua.

Ou seja, na prática, isso significa que durante ou depois da prestação de serviço não há vínculo empregatício com o contratante.

Busque ajuda de um profissional!

Há mais de 60 anos, o escritório de contabilidade Incolape presta serviços de consultoria contábil, fiscal, tributária, jurídica e trabalhista.

Com uma equipe especializada, a Incolape ajuda você a executar seu imposto de renda e gerenciar os contratos de trabalhos.

Entre em contato pelo e-mail contato@incolape.com.br ou através dos WhatsApps (11) 98115-0283/ (11) 99661-4063.

Venha para a INCOLAPE

Traga sua empresa para a Incolape

quero contratar
Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.