Carteira de trabalho digital: como funciona e quando usá-la? - Incolape Escritório de Contabilidade Jundiaí – Serviços Contábeis ...

Carteira de trabalho digital: como funciona e quando usá-la?

Em setembro de 2019, o governo aprovou a Lei de Liberdade Econômica (Lei n° 13.874),  a qual faz parte da Reforma Trabalhista e, assim oficializou a versão digital da carteira de trabalho e a versão física parou de ser produzida, portanto contratações e demissões serão feitas somente pela versão digital.

A plataforma da Carteira de Trabalho Digital possibilita que o trabalhador consiga acessar todo o seu histórico e informações de registro e direitos trabalhistas. É importante lembrar que se você tem a CTPS física ela deve ser guardada, é um documento e ele não deve ser jogado fora, mesmo tendo esse acesso ao histórico pelo aplicativo ou pela internet.

Por meio dela também é possível solicitar o seguro-desemprego em casos de demissão e o abono salarial, mais conhecido como 13° salário. Apesar de toda funcionalidade, a versão digital não vale como um documento de identificação!

Como acessar a Carteira de Trabalho Digital

De início, você deve acessar o site do Governo Federal e realizar o seu cadastro, onde preencherá seus principais dados, sendo eles CPF, nome completo, e-mail e telefone e seguir com esse processo até aparecer a tela da Carteira de Trabalho Digital. Você deve clicar nela para a página ser carregada e atualizada com o seu histórico trabalhista, e depois pode fazer o download do aplicativo no seu celular, para ter acesso de forma mais fácil.

Mas, como será feita a contratação?

É bem simples, somente com o número do CPF do contratado o empregador consegue fazer o registro. Mas, deve se atentar aos prazos de envio com os dados da contração, intitulada de S-2200 (Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador).

Em casos nos quais o contratador solicite a versão física da CTPS e você não a tenha, ligue para o número 158 e solicite a emissão da carteira. O site do governo disponibilizou uma página com respostas das dúvidas de trabalhadores e empregadores sobre a CTPS digital e você pode conferir clicando aqui!

O Departamento Pessoal e Jurídico dispõe de diversas informações, legislações e obrigações e é justamente por isso que temos o nosso escritório, para te auxiliar em questões burocráticas e facilitar a sua vida.

A Incolape está à disposição para auxiliar você no que for necessário, conte com a gente! Entre em contato por meio do WhatsApp ou pelo número (11) 4586-6662 e, se preferir, por e-mail contato@incolape.com.br. O nosso propósito é facilitar o dia a dia da sua empresa!

Venha para a INCOLAPE

Traga sua empresa para a Incolape

quero contratar
Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.