Entenda o que é o e-Social e saiba quais são as suas vantagens - Incolape Escritório de Contabilidade Jundiaí – Serviços Contábeis ...

Entenda o que é o e-Social e saiba quais são as suas vantagens

O programa foi criado de acordo com o Decreto n° 8373/2014 para que as empresas encontrem informações importantes de forma mais prática, o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas é fundamental para facilitar os processos burocráticos referente às obrigações trabalhistas,  fiscais e previdenciárias para diminuir os erros cometidos pelas empresas.

Todas as informações estão no mesmo lugar, o que também facilita a fiscalização do Ministério do Trabalho e da Receita Federal, além do empregador ter um meio mais fácil de comunicação com os órgãos. Quer entender mais sobre este assunto? Continue a leitura do nosso artigo e aproveite para fazer o seu comentário.

Como funciona o e-Social para as empresas?

O objetivo é que os dados importantes sejam consolidados na plataforma e que os empresários cumpram as obrigações governamentais com mais facilidade e praticidade. Confira algumas das principais informações que as empresas precisam colocar:

  • Folha de pagamento;
  • Alteração de salário;
  • Admissão e desligamento;
  • Condições ambientais do trabalho;
  • Declaração sobre o imposto de renda retido na fonte;
  • Cadastro de benefícios previdenciários;
  • Documento de arrecadação de receitas federais.

Atualmente, a implantação do sistema é obrigatória para empresas de grande, médio e pequeno porte, bem como para microempresas, para quem é MEI nada mudou, os profissionais autônomos continuam no Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos Abrangidos pelo Simples Nacional (SIMEI).

Vale enfatizar que a legislação não sofreu nenhuma alteração com a criação do e-Social, ou seja, as multas permanecem as mesmas mas, os prazos foram alterados para se encaixarem nessa mudança. Como está tudo mais fácil os prazos são mais curtos portanto fique atento a este detalhe importante. Desde outubro de 2015 está disponível o e-Social doméstico para que o empregador também cumpra as suas obrigações com os profissionais do lar.

O aplicativo e-Social está disponível para download tanto no Android quanto no IOS.  Você também pode acessar através do computador, acesse https://login.esocial.gov.br/login.aspx e coloque o seu acesso ou realize o seu cadastro.

Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Quer entender mais sobre quais são as obrigações da sua empresa? Entre em contato com a Incolape Contabilidade através dos telefones – (11) 4586 6662 ou (11) 98115 0283 que nós auxiliamos você no que for necessário.

Venha para a INCOLAPE

Traga sua empresa para a Incolape

quero contratar
Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.