Imposto de Renda 2021: como funciona a restituição? - Incolape Escritório de Contabilidade Jundiaí – Serviços Contábeis ...

Imposto de Renda 2021: como funciona a restituição?

O objetivo da declaração do Imposto de Renda é comparar os impostos que foram pagos ao longo do ano de acordo com os rendimentos tributáveis.

Caso você tenha pago no ano de 2020 mais imposto do que deveria, a declaração mostra qual será o valor reembolsado. Se você tiver pago menos imposto, o valor apresentado será referente ao imposto que deve ser pago.

Quando há valores a serem quitados, o pagamento é feito à vista ou parcelado, para isso é necessário realizar o cadastro de débito automático na conta corrente do contribuinte. Nos casos em que o contribuinte tem um valor a ser restituído, o valor é depositado pela Receita Federal na conta bancária.

O que determina o resultado do cálculo do Imposto de Renda?

O resultado é referente ao número de deduções feitas pelo contribuinte na declaração, ou seja, quanto mais gastos você declarar, maior será a chance de receber algum valor no final.

Saiba quais itens podem resultar na restituição do imposto de renda:

  • Despesas com convênio médico, consultas particulares, cirurgias plásticas feitas por questões de saúde, consultas e tratamentos odontológicos (com exceção de sessões de clareamento), consultas psicológicas e psiquiátricas, fisioterapia e aluguel de cadeira de rodas;
  • Colocar os dependentes na declaração;
  • Informar o valor descontado em folha de pagamento referente a contribuição ao INSS ou que foi recolhida por autônomos;
  • Gastos com educação infantil, superior (graduação e pós-graduação), cursos técnicos e tecnológos, ensino fundamental e médio. Neste tópico entram gastos individuais ou com os dependentes declarados;
  • Valor do Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL)a qual refere-se a uma das modalidades da Previdência Privada.

Ainda não fez a sua declaração do Imposto de Renda? Entre em contato com a Incolape Contabilidade e deixe que os nossos profissionais cuidem deste assunto. Envie uma mensagem para o número (11) 98115-0283 ou (11) 99661-4063. Não deixe a declaração para depois!

Afinal, para que servem os impostos? Para onde eles vão?

Os impostos estão em tudo que compramos ou usamos, os encargos estão presentes nas contas de luz e no valor do combustível. Sabe aquela notinha que você pega depois de pagar a conta? Verifique com calma cada descrição, no final está escrito ‘valor dos impostos’ ou ‘tributos’ e o valor.

O governo faz isso para garantir serviços para a sociedade, como por exemplo, o SUS (Sistema Único de Saúde). Na teoria, a população deveria receber atendimento e serviços públicos eficazes e de qualidade, pois todos pagam por eles através dos tributos.

De acordo com a Receita Federal, os impostos são prometidos a programas para gerar empregos e inclusão social, além de saneamento básico, reurbanização, hospitais, postos de saúde e sistema público de transporte.

O valor dos impostos também devem ser voltados às estradas, melhorias em infraestrutura, construções de portos e aeroportos, incentivos para a produção agrícola e industrial, segurança pública, incentivo à ciência e pesquisa, cultura, esporte, tecnologia e meio ambiente, tudo isso segundo a Receita Federal.

São mais de 80 impostos, taxas e contribuições que a população brasileira paga. É possível separá-los por unidade, sendo elas os impostos da União, dos Municípios e dos Estados.

Tem alguma dúvida referente a impostos? E imposto de renda? Entre em contato com a Incolape Contabilidade e converse com os nossos profissionais!

Venha para a INCOLAPE

Traga sua empresa para a Incolape

quero contratar
Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.