Lucro Presumido: O que é e quais empresas podem adotar esse regime tributário? - Incolape Escritório de Contabilidade Jundiaí – Serviços Contábeis ...

Lucro Presumido: O que é e quais empresas podem adotar esse regime tributário?

Lucro presumido é um modelo de tributação e é uma das principais escolhas das empresas brasileiras. 

Nele é realizada a apuração do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), levando em consideração uma estimativa de lucro. 

Este regime é baseado na presunção do lucro da empresa em determinado período, isto é, ao invés de recolher os tributos baseados no lucro real auferido, é feita uma presunção de acordo com as características da empresa, feito pela Receita Federal, conforme a legislação vigente, para se ter uma estimativa de lucros.

Para obter o lucro presumido é necessário obedecer uma tabela que apresenta alíquotas que variam entre 1,6% e 32% sobre o faturamento, indo de acordo com a atividade exercida pela empresa. 

Quais empresas podem adotar esse regime tributário? 

As empresas que podem optar pelo Lucro Presumido são as que possuem um lucro de até R$78 milhões por ano. As atividades empresariais que se  enquadram são:

  • Transporte de cargas; 
  • Construção civil;
  • Serviços hospitalares; 
  • Transportadores;
  • Atividade rural; 
  • Comércio de mercadorias ou produtos; 
  • Profissionais liberais, como advogados, dentistas, administradores, médicos, contadores, engenheiros, economistas, consultores, entre outros. 

Alíquotas de presunção 

O Lucro Presumido é feito com base na aplicação de uma alíquota sobre o faturamento bruto para que seja feita uma presunção do lucro do período. 

Abaixo temos a relação de alíquota do Lucro Presumido para serviços:

IRPJ: 15%

CSLL: 9%

PIS: 0,65%

COFINS: 3% 

ISS: 2% a 5%

O cálculo das alíquotas do IRPJ e CSLL não são feitas sobre o faturamento total das empresas, mas sobre um percentual dele, que é o Lucro Presumido.

[fonte: https://sitecontabil.com.br/noticias_empresariais/ler/lucro-presumido—como-uma-empresa-de-servico-calcula-o-lucro-presumido- ]

Venha para a INCOLAPE

Traga sua empresa para a Incolape

quero contratar
Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.