Como surgiu a contabilidade? Veja o desenvolvimento ao longo dos anos - Incolape Escritório de Contabilidade Jundiaí – Serviços Contábeis ...

Como surgiu a contabilidade? Veja o desenvolvimento ao longo dos anos

Empresários e contadores, principalmente, já devem ter questionado como e onde surgiu a contabilidade. Estar por dentro do surgimento e a importância do aparato contábil para o mercado torna-se essencial para todos que trabalham ou que precisam dessa atividade para seus negócios. 

A história da contabilidade

Os relatos de práticas contábeis são muito mais antigos do que muitos pensam. 

Através das pinturas rupestres podem perceber que no Mundo Antigo os homens das cavernas já realizavam técnicas de contagem de alimentos e materiais para construção. E no decorrer do tempo surgiram povos que foram desenvolvendo técnicas e práticas contábeis. Mas a contabilidade só foi categorizada como ciência na Idade Média com materiais criados para o seu estudo. 

As práticas de contábeis no decorrer do tempo 

Os homens da cavernas relatam através das suas pinturas nos interiores das cavernas práticas de contagem de animais. 

Povos da Mesopotâmia, Babilônia e Suméria usavam a argila para fazerem suas anotações, por meio de gravuras, para fazerem o controle do número dos animais. 

Com o passar do tempo, as gravuras foram substituídas por documentos que registravam informações de materiais, contagem de animais e controle de materiais. 

No Egito, surgiu o Registro de Bens e atuação do Fisco Real. O controle de pessoas escravizadas também foi um ponto de grande importância para os egípcios.

Na Grécia, o modelo egípicio foi aperfeiçoado, sendo registrado contas de custos e receitas, com a procedência anual de confronto entre as contas, essa escrituração estendeu-se para administração pública, privada e bancária.

As práticas contábeis são encontradas na Bíblia também, seus relatos são para controle de bens e propriedades.

Na Idade Média com o desenvolvimento da economia e da propriedade, teve-se a necessidade da implementação de técnicas contábeis de controle de bens. 

Na Itália, por conta das mudanças de trabalho e o aumento de produção, houve o desenvolvimento da contabilidade. 

No começo do século XV nascem os registros de gastos comerciais e industriais nas diversas etapas de desenvolvimento.

Na transição da Idade Média para o Mundo Moderno, aconteceram três fatos que impulsionaram o desenvolvimento científico da contabilidade. Foram eles:

  • Migração de sábios bizantinos para a Itália quando os turcos tomaram Constantinopla em 1453;
  • O aumento das riquezas da Europa com a descoberta das Américas e do Brasil;
  • Protestantes fugindo para a América levando consigo suas riquezas por conta da perseguição que aconteceu pela Reforma Protestante em  1517. 

Fazendo com que a contabilidade fosse fundamental no papel de administração da economia no período de desenvolvimento. 

A partir disso,  a contabilidade veio se desenvolvendo e, no século XVII, seu ensino foi administrado nas Universidades Europeias. 

Hoje em dia, a contabilidade é necessária para as empresas, todo bom empresário que visa o crescimento dentro do mercado, precisa  do auxílio de um profissional contábil para simplificar o processo de administração financeira e fiscal.

Para isso, a Incolape oferece as melhores soluções para proporcionar resultados positivos. Entre em contato e fale com nossos especialistas. 

Venha para a INCOLAPE

Traga sua empresa para a Incolape

quero contratar
Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.