Razão Social: o que é e como definir para sua empresa? - Incolape Escritório de Contabilidade Jundiaí – Serviços Contábeis ...

Razão Social: o que é e como definir para sua empresa?

A Razão Social é o nome jurídico da empresa, ele vai em todos os contratos e nos principais documentos da empresa. Algumas pessoas confundem com o nome fantasia, nome pelo qual a empresa é conhecida pelos clientes.

Mas afinal, o que é Razão Social de uma empresa? 

Esse termo é uma individualização de uma pessoa jurídica (PJ) exercendo suas atividades. Lembrando que, a Razão Social é única, portanto, na hora de escolher, vale pesquisar bastante. Esse termo dependendo do dono, pode ou não ter relação com o nome fantasia. 

Quando se vai abrir uma empresa, é necessário que seja preenchido várias informações sobre ela, como capital social, atividade a ser exercida e o nome do negócio. Além desses, terá um campo onde será colocado o nome jurídico da empresa, sendo uma informação muito importante sobre ela, assim como também o CNPJ e endereço. 

E para que serve a Razão Social?

Por ser um termo não muito falado, diferente do nome fantasia, a Razão Social é muito importante. Pois ele é o nome que estará registrado no contrato social da empresa, nas notas fiscais que serão emitidas, escrituras e outros documentos legais do empreendimento, além das faturas de cartão de crédito dos clientes.

E como faço para escolher a Razão Social para a minha empresa?

  • Há alguns passos que você pode seguir para ajudar na definição:
  • O nome deve ter ligação com a atividade exercida por ela;
  • Escolha um nome  de fácil memorização e assimilação;
  • Dê preferência a nomes mais curtos;
  • Que o nome tenha, em partes, ligação com a origem do nome fantasia;
  • Não ter semelhança com o nome fantasia ou Razão Social de outra empresa;
  • A Razão Social pode ser as iniciais do dono ou dos sócios do empreendimento;
  • Pode possuir um termo que ligue à área de atuação, como marketing, comércio ou internet;

Deve obrigatoriamente ter o tipo societário, como Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP) ou  Sociedade Limitada (LTDA.).

É sempre bom fazer uma pesquisa antes de escolher a sua Razão Social, pois se houver uma empresa já registrada com a sua ideia, terá que pensar em outro nome jurídico para seu negócio. 

Venha para a INCOLAPE

Traga sua empresa para a Incolape

quero contratar
Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.