Conciliação bancária: o que é e qual sua importância - Incolape Escritório de Contabilidade Jundiaí – Serviços Contábeis ...

Conciliação bancária: o que é e qual sua importância

Essencial para a saúde financeira do seu negócio, a conciliação bancária consiste na comparação do seu financeiro interno das entradas e saídas e o que está registrado na sua conta bancária. Com essa informação, pode-se saber o quanto a empresa possui de saldo para uma tomada de decisão que envolvam investimentos.

A conciliação bancária também possibilita identificar fraudes, erros nos lançamentos, valores que não foram compensados e até mesmo compras canceladas.

No decorrer do artigo você entenderá melhor o que é a conciliação bancária e porque torna-se uma atividade essencial para as empresas. 

Mas afinal, o que é a conciliação bancária? 

Conciliação bancária, de uma forma bem resumida, é a comparação de saldos, onde são analisados o extrato da conta corrente da empresa com o controle financeiro interno. Isto é, levantar as informações  do que foi pago e recebido e comparar com os valores de entrada e saída da sua conta bancária. 

Em vista, trata-se de um processo simples. Na teoria os dois saldos devem permanecer iguais, mas sabemos que na prática não é bem assim. 

Muitos empresários enfrentam problemas financeiros como atrasos em pagamentos, contas inesperadas e dificuldade no controle de caixa no final do mês. 

Fazer essa comparação é um cuidado necessário para que a empresa possa garantir o pagamento das despesas, permitindo ter ciência dos valores que podem ser usados para investir no crescimento do seu empreendimento. 

Como pode perceber, a conciliação bancária é muito importante para a saúde e sucesso da empresa, pois evita possíveis problemas com a Receita Federal e o desperdício de verba.

Ela pode ser realizada de forma manual, fazendo a comparação de cada transação financeira que são lançadas no sistema da empresa com o extrato bancário do negócio. 


Qual a importância da conciliação bancária nos negócios? 

Sendo  uma atividade necessária para manter a saúde dos negócios, ela traz consigo diversos benefícios. Veja: 

Identificação de fraudes internas
A conciliação bancária torna visível as discrepâncias nas informações financeiras das empresas depósitos abaixo dos valores reais, depósitos não identificados, cheques não compensados entre outros.

Controle efetivo das movimentações financeiras
Somente por meio dela, é possível ter uma visão clara do quanto sua empresa está movimentando, impedindo pendências financeiras e até mesmo a falência.

 Minimizar riscos
Após a identificação de erros, a conciliação bancária ajuda a reduzir os riscos, salvando as empresas de roubos ou desvio de recursos financeiros. 

Garantia de saldo para investimento
Saber o quanto a empresa dispõe de saldo bancário para investimentos no crescimento, permite que as tomadas de decisão sejam mais assertivas.

Como um escritório de contabilidade pode ajudar nesse processo? 

Desde o momento da abertura da empresa, é necessário que tenha auxílio de um profissional de contabilidade para que questões de gestão financeira sejam realizadas de forma correta fazendo com que ela flua e cresça de forma sustentável.

A Incolape oferece os melhores planos e serviços para as empresas, visando o seu crescimento, organização financeira e segurança.

Fale com um dos nossos consultores e garanta a saúde do seu empreendimento!

Venha para a INCOLAPE

Traga sua empresa para a Incolape

quero contratar
Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.