O que é gestão empresarial?
O que é gestão empresarial?
O termo “gestão” é sinônimo de administração, gerenciamento. Ou seja, é o ato de dirigir negócios, recursos ou pessoas, tendo sempre em vista o objetivo final de atingir metas pré-definidas.
A administração ou gestão é uma área do conhecimento interdisciplinar, já que utiliza métodos e saberes de inúmeras ciências, como da economia, contabilidade, direito, filosofia, sociologia e até da psicologia.
Fundamentada em uma série de princípios e valores, a gestão serve para disciplinar todos os fatores de produção de forma estratégica e, apesar de ser fortemente relacionada aos fins de maximização de lucros, a gestão não necessariamente visa diretamente a obtenção de rendimentos.
O objetivo final de uma empresa do terceiro setor e de uma instituição pública, podem ser, respectivamente, a solução de um problema social ou ambiental, e a adequada prestação de serviços públicos.
Apesar de possuir inúmeras subáreas, a gestão ou administração surgiu essencialmente em meados do século XIX, no contexto da Revolução Industrial inglesa, quando a urgência em organizar as fábricas e indústrias levou profissionais da engenharia e matemática a encontrar soluções mais específicas para novos problemas administrativos.
Hoje em dia, seguimos na busca por soluções cada vez mais eficientes de gerenciamento de negócios, estabelecimentos e até mesmo da nossa vida pessoal.
Não devemos, porém, confundir os conceitos relacionados a cada tipo de gestão: o “administrar uma casa” possui alguns saberes empíricos ao passo que a gerência corporativa requer conhecimentos e técnicas administrativas mais avançadas, exigindo cada vez mais qualificações dos profissionais que atuam nessa área.
Gestão empresarial na prática
Na prática, gestão empresarial pode ser associada a um modelo de trabalho, ou seja, da formatação hierárquica de uma empresa. Nessa mesma estrutura estão embutidos princípios e toda uma política de valores de diversos agentes envolvidos com a empresa: funcionários, diretores, fornecedores e outros interessados.
No caso das micro e pequenas empresas, a gestão do empreendimento segue basicamente os mesmos princípios da administração de grandes negócios, mas deixa de lado alguns atores, como investidores e acionistas, por exemplo, já que raramente as empresas de pequeno porte possuem capital aberto e ações na bolsa de valores.
Nos pequenos negócios, o foco da gestão está nas atividades administrativas, operacionais e financeiras da empresa. Os objetivos finais da gestão empresarial de micro e pequenas empresas visam:
- Analisar e desenvolver táticas financeiras para a empresa, objetivando o funcionamento e expansão do negócio de acordo com metas pré-estabelecidas;
- Estruturar os setores e processos do empreendimento e facilitar a comunicação entre eles;
- Organizar o um setor de recursos humanos para cuidar das relações dos funcionários com o trabalho e com a produtividade;
- Criar planos de negócio e alterá-los caso seja necessário;
- Estabelecer relações com fornecedores que evitem o desperdício e mantenham o estoque organizado;
- Dialogar com o público alvo e com a clientela do produto ou serviço, desenvolvendo estratégias de marketing.
No caso das pequenas empresas, a gestão empresarial acaba cuidando de todos os processos do empreendimento, já que a cadeia de produção está mais próxima do administrador.
Muitas vezes o dono do negócio é quem faz a contabilidade e gestão financeira ao mesmo tempo em que é responsável pela comunicação interna e externa.
Bons gestores são, portanto, profissionais atualizados e flexíveis, com conhecimentos de diversas áreas e com muito espírito de liderança!
Dicas para fazer uma boa gestão de microempresa
Embora possua inúmeros objetivos, a principal razão de ser da administração é seu impacto no desempenho das organizações e empresas. Por isso, a forma como os gestores utilizam os recursos para atingir metas determina muito o bom funcionamento do negócio.
Sabemos, é claro, que nenhuma empresa dispõe de todos os recursos sonhados para conquistar facilmente os objetivos, por isso, é importante que o administrador tenha em mente que muito provavelmente terá que atuar em um cenário de restrições o tempo todo.
Por isso é tão importante a elaboração de planos, projetos, metas, relatórios e outras ferramentas que ajudam os gestores e controlarem o funcionamento geral do negócio.
Acompanhe alguns dicas que podem fazer toda a diferença na hora de administrar uma micro ou pequena empresa
-
Utilize softwares de apoio
Alguns programas de computador são ótimos para integralizar setores e facilitar toda a transmissão de dados entre os funcionários da empresa. Essas ferramentas evitam o retrabalho e agilizam a criação de relatórios. Todas essas mudanças implicam em melhores tomadas de decisão e, claro, no aumento da produtividade.
Na hora de escolher um software, considere os custos, a automatização de processos e a condensação de recursos em um único programa. Ou seja, opte pelo programa que pode executar mais tarefas simultâneas e que seja comercializado a um valor acessível.
-
Modele o negócio
Modelar um determinado negócio é o mesmo que adaptá-lo ao mercado. Para isso, é importante conhecer profundamente o setor de atuação da empresa e situá-la diante da concorrência. A partir da observação do mercado fica mais fácil traçar estratégias que destaquem o negócio, posicionando-o atrativamente na liderança do setor.
Mas cuidado, na hora de investir em mudanças que tornem o negócio mais atrativo, é preciso considerar o orçamento como um todo. Nada de investir em uma remodelagem estética da empresa se ela não estiver com as contas equilibradas.
-
Desenvolva um planejamento estratégico
Quanto mais previsibilidade um negócio tiver, mais fácil será a tomada de decisões. No entanto, dentro de uma economia de mercado, o fator previsível muitas vezes se torna instável e o contexto político e econômico acaba exigindo mudanças nos negócios.
Para evitar as surpresas, manter um planejamento de ações sempre atualizado pode ser a solução para quem quer manter o negócio sempre em crescimento. Uma boa ideia é desenvolver o planejamento em equipe, deliberar funções e responsabilidades e fiscalizar o cumprimento de metas de perto. Isso evita o “desfoque” do time e coloca todos rumo a objetivos comuns.
-
Crie uma política de solução de problemas
A grande maioria do pequenos e médios negócios é que eles fecham as portas antes do terceiro ano de funcionamento. E o fechamento de uma empresa significa que muitos problemas foram sendo acumulados ao longo do tempo.
Lembre-se: tomar um decisão pode ser melhor do que não fazer nada. Avalie as possibilidades e assim que surgir um problema, invista esforços em resolvê-lo com agilidade!
-
Mantenha a motivação do time
A partir da análise de inúmeros negócios de sucesso, é possível encontrar duas constantes: motivação e trabalho em equipe.
Trabalhando juntos, os setores alinhados produzem mais e evitam a sobrecarga de trabalho. Para motivar os funcionários, a dica é manter uma política de valorização da equipe: invista em palestras motivacionais, crie planos de carreira para os funcionários, ofereça cursos capacitantes, etc.
Com uma boa gestão empresarial, fica muito mais fácil manter os diferenciais competitivos do negócio e posicioná-lo no topo dos empreendimentos do setor. Aplique as dicas acima e aposte na organização para garantir que todos os processos da empresa sejam bem executados.
Dessa forma, fica muito mais fácil identificar ameaças e oportunidades de negócios e lidar com os obstáculos com criatividade, atingindo a tão sonhada liderança do mercado.