8 dicas de contabilidade básica para começar seu negócio! - Incolape Escritório de Contabilidade Jundiaí – Serviços Contábeis ...

8 dicas de contabilidade básica para começar seu negócio!

contabilidade básica

Conceitualmente, a contabilidade é uma ciência social cujo objeto de estudo é o patrimônio das organizações, instituições e empresas. Pode também ser caracterizada como a análise e gerenciamento dos bens materiais de pessoas físicas também.

Os métodos da contabilidade registram qualitativamente e quantitativamente todos os fatos de natureza financeira, e nesse estudo também estão inclusas as consequências das transações financeiras, da dinâmica econômica e do funcionamento do mercado financeiro.

Considerada uma ciência irmã da administração e da economia, o surgimento da contabilidade remete à necessidade de contabilizar os excedentes da sociedade capitalista. Suas teorias são muito importantes para garantir o bom funcionamento de qualquer negócio e podem ser aplicadas em outros campos do conhecimento, e da vida cotidiana, como na economia doméstica.

No Brasil, o profissional que trabalha com contabilidade é chamado de contabilista e existem inúmeros cursos de nível superior oferecidos por universidades públicas e privadas.Todos os anos são formados centenas de contadores e técnicos em contabilidade e o mercado de trabalho para a profissão costuma estar sempre aquecido.

Os conceitos relacionados à contabilidade não são muito simples de serem entendidos, por isso, é necessário muito estudo para aplicá-los e trazer resultados positivos para a empresa. Negócios maiores e com mais força no mercado costumam terceirizar a função da contabilidade, pagando um profissional para se responsável pelas contas da empresa.

No caso dos micro e pequenos negócios é preciso que o empresário tenha consciência da importância de registrar corretamente as operações financeiras que acontecem no cotidiano da empresas. É por meio dos relatórios que é possível verificar a evolução dos negócios e perceber como e  de onde o dinheiro vem e vai.

Se é você é empresário ou está pensando em entrar no mundo dos negócios, a dica é focar na contabilidade. Quando estruturadas, as contas da empresa equilibram o orçamento, aumentam a lucratividade e tornam todas as ações do dia a dia da empresa mais rápidas e práticas.

Com os registros contábeis organizados, fica mais fácil analisar os rumos da empresa e tomar decisões mais certeiras, garantindo o sucesso do empreendimento.

Para facilitar a contabilidade da empresa, acompanhe abaixo as dicas que a Incolape separou para auxiliar os pequenos, médio e grandes empreendedores.

1- Separe as finanças pessoais das contas da empresa

É bastante comum que empresários iniciantes misturem as contas pessoais com as do próprio negócio. Apesar de parecer ser uma decisão que facilita o gerenciamento do dinheiro, na prática o que acontece não é bem isso. Quando as contas estão misturadas, fica mais difícil determinar quais foram as despesas da casa e as da empresa.

Outra dica importante é evitar pagar as contas pessoais com cartão de crédito ou cheque em nome da empresa, além de bagunçar ainda mais as finanças, essa atitude pode trazer graves problemas com a legislação.

2- Controle a contabilidade de tempos em tempos

Manter uma certa periodicidade no acompanhamento das contas da empresa é essencial para manter as coisas sob controle. O mais aconselhável é que o “exame” das contas seja feito em um intervalo de tempo inferior a um mês. Para facilitar o trabalho do contador, peça ao banco que forneça extratos na periodicidade determinada.

3- Resolva os problemas com agilidade

Se você já estiver com as contas organizadas, saberá exatamente quando terá que efetuar pagamentos, receber dinheiro de credores e estará por dentro de todas as transações que devem ser feitas. É muito importante manter as transferências monetárias sempre em dia, para evitar confusão nas contas e para não sobrecarregar outros setores da empresa.

4- Contrate um bom profissional

Por menor que seja uma empresa, ter o apoio de um profissional da contabilidade é muito importante para o sucesso de um negócio. Conte com os conhecimentos e dicas de bons contadores capazes de orientar os rumos do empreendimento.

No caso dos empresários que estão iniciando sua jornada no mundo dos negócios, a principal sugestão é não deixar a organização financeira em segundo plano. Vale a pena investir na contratação de um pessoa ou de uma equipe de pessoas que fiquem responsáveis pela saúde financeira da empresa.

5- Mantenha a comunicação direta com o contador

Para evitar desencontros, é uma boa ideia manter o contador sempre atualizado sobre as contas da empresa e manter os registros contábeis sempre em dia. Essa é uma atitude simples que facilita a vida do empreendedor e do contador também. Lembre-se de sempre encaminhar quaisquer dados ou informações que o contador esteja solicitando para agilizar processos.

6- Tenha o controle da documentação

Contratos, notas fiscais, registros de transações, folhas ponto de funcionários, guias de recolhimento e todos os outros documentos fiscais da empresa devem ser enviadas ao departamento responsável pela contabilidade. Nesse setor o contador faz a análise das informações e armazena a documentação para eventuais consultas, comparações e comprovações.

7- Aposte na simplicidade

Algumas empresas optam pela utilização de softwares sofisticados para realizar a contabilidade do negócio, no entanto, não é preciso muitos investimentos para manter as contas sempre em dia. Muitas vezes, especialmente no caso dos pequenos empreendimentos, as planilhas mais simples são as melhores soluções.

Nem sempre é preciso preencher registros muito complexos. Quando menos detalhes e mais objetivo for o relatório contábil de uma empresa mais fácil será seu entendimento.

8- Utilize a tecnologia a seu favor quando possível

Hoje em dia existem alguns serviços de faturas online que fazem o serviço de forma rápida e eficiente. São serviços que facilitam tanto a vida do contador quanto do empresário e podem ser boas soluções para quem pretende automatizar processos.

Com a ajuda da Incolape você pode investir em seu empreendimento com mais liberdade, tendo a certeza de que as contas estarão sempre em dia. Com a orientação de nossos contadores, é possível escolher o rumo certo para a empresa: a partir de um detalhado estudo sobre o histórico contábil do negócio é possível organizar as contas e traçar planos para o crescimento e prosperidade da empresa.

Siga nossa página no Facebook 

Venha para a INCOLAPE

Traga sua empresa para a Incolape

quero contratar
Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.