Saiba quais são as mudanças para quem é MEI em 2021
Em 2020 aproximadamente 1,3 milhões de profissionais autônomos decidiram formalizar a sua profissão e se cadastraram no regime jurídico e assim oficializaram as suas atividades econômicas. De acordo com dados disponibilizados pelo Portal do Empreendedor em abril de 2020, o Brasil ultrapassou o número de 10 milhões de Microempreendedores Individuais (MEIs) – você pode conferir mais detalhes sobre essa pesquisa clicando aqui.
Vale enfatizar que todo Microempreendedor Individual precisa ter um planejamento e controle financeiro, separar as suas contas e lucro da empresa, ficar atento às datas de pagamentos de taxas, tributos e impostos e claro, ter uma boa gestão do seu negócio.
O Governo Federal impôs novas regras para os MEIs em 2021 e, também, colocou algumas especificações de acordo com o contexto da pandemia causada pelo coronavírus.
Conforme a Resolução CGSN n° 150/2019, cerca de 14 ocupações não farão mais parte do regime MEI a partir deste ano. Confira abaixo quais são esses serviços:
- Cantor ou músico independente;
- Humorista;
- Contador de histórias;
- Instrutor de arte e cultura;
- DJ ou VJ;
- Instrutor de artes cênicas;
- Instrutor de música, informática e idiomas;
- Professor particular;
- Instrutor de cursos preparatórios e gerenciais;
- Astrólogo;
- Esteticista;
- Proprietário de bar com entretenimento.
A sua atividade econômica foi excluída? Você pode abrir outra empresa de um regime diferente, como Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP).
O valor da contribuição mensal que o MEI precisa pagar à Receita Federal também sofreu alterações. Na guia do Documento de Arrecadação Simplificada (DAS) são cobrados os impostos:
- ISS (Prestação de Serviços): R$5,00.
- ICMS (Atividades de Indústria e Comércio): R$1,00.
- INSS: 5% do salário mínimo nacional vigente.
Se você é MEI e não sabe como calcular a sua contribuição mensal, está com dúvidas ou dificuldades nós estamos aqui para auxiliá-lo no que for necessário. E, caso queira se tornar MEI e entender todas as burocracias e procedimentos, os nossos profissionais estão à disposição para facilitar este processo para você!
Entre em contato conosco através do número 11 4586 6662 ou pelo WhatsApp 11 99661 4063.
A Incolape Contabilidade surgiu com o objetivo de ajudar pessoas, facilitar o dia a dia e propor soluções íntegras com ética, profissionalismo e transparência a fim de proporcionar uma vida profissional tranquila e bem sucedida a todos.