8 erros que a sua empresa não deve cometer na contabilidade - Incolape Escritório de Contabilidade Jundiaí – Serviços Contábeis

8 erros que a sua empresa não deve cometer na contabilidade

A contabilidade da sua empresa é um dos setores que mantém a vitalidade de todo o seu negócio. Ela é capaz de evitar que você fique em apuros, através do controle das suas finanças, de questões judiciais e fiscais.

Mas, quando isso é feito através de má conduta, pode acarretar em diversos problemas, levando o negócio a falência, fechamento ou multas, além de comprometer toda a credibilidade da empresa.

E, para manter o funcionamento e desempenho positivo da sua empresa, evite 8 situações que citaremos a seguir:

  1. Deixar de emitir notas fiscais

Esse é um dos principais motivos pelo fracasso de diversas empresas. A emissão de notas fiscais é um assunto muito sério, pois quem deixa de emitir acaba retendo impostos e, consequentemente, o fisco não terá as informações necessárias para tributar as operações financeiras. Ou seja, a sua empresa estará operando de modo ilegal.

  1. Não ter um contador ou contador que não seja qualificado o suficiente

Alguns empreendedores ainda acreditam que o contador só é útil na hora de declarar o Imposto de Renda, mas isso não é verdade. O profissional contábil vai muito além disso. Ele também atua como consultor e ajuda em decisões que possam contribuir para o melhoramento da performance financeira, trabalhistas, tributárias e patrimoniais.

O contador também contribui no controle do fluxo de caixa. Por isso, o profissional deve ser altamente qualificado e saber o que está fazendo.

  1. Não fazer o planejamento tributário

O empreendedor que não realiza o planejamento tributário paga mais do que precisa e não respeita as exigências tributárias, podendo trazer problemas para o negócio.

  1. Não saber realizar os cálculos necessários

A falta de capacitação pode ser o dano mais irreversível dentro de uma empresa, principalmente na contabilidade. É necessário entender o que está fazendo e seguir todo o fluxo e, para facilitar o dia a dia desses profissionais, as empresas podem optar por softwares de gestão ou contábil.

  1. Não separar finanças pessoais e corporativas

Vou abastecer o carro para viajar com o cartão de crédito da empresa pode parecer algo inofensivo, mas de pouquinho em pouquinho pode se transformar em uma “bola de neve”. Faça essa divisão e evite confusões.

  1. “Esquecer” de documentar e analisar resultados

É normal ficar perdido na análise da sua empresa. Mas, não é nada comum deixar de analisar por não compreender. Isso só reforça a importância de ter um escritório de contabilidade tomando conta do seu negócio.

  1. Abandonar as tecnologias

Hoje, temos diversas tecnologias na palma da mão, e deixá-las de usar pode ser algo comprometedor. A realização de tarefas manuais pode provocar equívocos e falta de registro. Não se prenda ao tradicionalismo, pense no futuro e abrace as novas tecnologias.

  1. Equipe despreparada

Nada vai adiantar se você contar com uma equipe despreparada. Provavelmente os erros vão acumular e poderão provocar até mesmo o fechamento do seu negócio. Não fique estagnado, invista com quem entende do assunto.

A Incolape cuida de toda a papelada da sua empresa!

Aqui você encontra profissionais capacitados, planos para todos tipos de empresas e muito mais!

Clique aqui e solicite uma proposta comercial.

Venha para a INCOLAPE

Traga sua empresa para a Incolape

quero contratar