Principais curiosidades sobre o MEI - Incolape Escritório de Contabilidade Jundiaí – Serviços Contábeis ...

Principais curiosidades sobre o MEI

A declaração do imposto de renda já pode ser feita e deve ser entregue entre os dias 1º de março a 31 de abril e, com isso, muitas outras dúvidas começam a surgir entre os Microempreendedores Individuais (MEIs). Sendo assim, preparamos um artigo com as principais curiosidades sobre o MEI.

Como declarar ganhos como MEI no IR 2022?

Para que nenhum erro aconteça, vamos explicar como você deve declará-lo. Há duas metodologias para o MEI, sendo:

Contábil: destinada para quem tem controle de caixa. O empreendedor deve montar uma planilha com todos os seus ganhos e gastos mensais e, assim, calcular a diferença entre faturamento e custos, chegando ao ganho real. Esse valor é o que será declarado no Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), na categoria ‘Rendimentos isentos e não tributáveis’.

Presunção: para aqueles que não têm um controle de caixa. O governo assume percentuais de rendimentos isentos com base na atividade desempenhada pelo MEI: 8% do faturamento é isento para comércio, indústria e transporte de cargas; 16% para transportes de passageiros; e 32% para serviços.

Quando declarar?

O MEI só é obrigado a declarar quando há rendimentos isentos e não tributáveis acima de R$ 40 mil.

E se você é CLT, mas também atua como MEI, o recomendado é unir todos os seus rendimentos em uma única declaração de IRPF.

Preciso declarar a DASN-SIMEI (ano-base 2021)?

A Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), como o nome já diz, é a declaração do microempreendedor individual como pessoa jurídica. Nela, é possível consultar o seu faturamento e se houve contratação de trabalhadores.

Mesmo que você não tenha faturado no ano anterior, você deve entregar a declaração, ainda que o valor seja igual a zero.

Como faço tudo isso?

Se você não possui familiaridade com a informática, busque um atendimento especializado. Aqui na Incolape você encontra uma equipe altamente qualificada pronta para cuidar da sua contabilidade.

Clique aqui e solicite um orçamento pelo WhatsApp.

Venha para a INCOLAPE

Traga sua empresa para a Incolape

quero contratar
Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.