Perdeu o prazo do Imposto de Renda? Saiba o que fazer
O prazo para a declaração gratuita do Imposto de Renda 2022 expirou em 31 de maio. Mas se você perdeu o prazo não se preocupe, ainda é possível declarar. Porém, é necessário realizar o pagamento da multa com o valor mínimo de R$ 165,74 e que pode chegar até 20% sobre o imposto devido.
O primeiro passo para declarar o Imposto de Renda em atraso, é reunir os documentos necessários que comprovem:
- Sua renda;
- Bens e Direitos;
- Dívidas e ônus:
- Renda variável:
- Informações gerais, como: conta bancária, nome, CPF e dependentes, se houver;
- Pagamentos e doações efetuados.
Mesmo em atraso, os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2021, são obrigados a declarar o Imposto de Renda.
Agora que já separou os documentos, o próximo passo é baixar o programa. Você pode fazer o download clicando aqui.
A multa é gerada pelo próprio programa de geração de declaração. Logo após o envio da declaração pelo contribuinte, o sistema emite a guia junto ao recibo de entrega.
O que pode acontecer caso você não realize a declaração?
Além da multa que mencionamos acima, o seu CPF ficará com status de irregularidade e você não conseguirá fazer empréstimos ou realizar concursos públicos, por exemplo.
Para quem realizou a declaração de forma errada ou esqueceu alguma informação, é possível retificá-la em até cinco anos.
Como sempre falamos, a declaração de Imposto de Renda é coisa séria e você pode sempre contar com a nossa equipe da Incolape. Somos uma empresa especializada e trabalhamos há anos na área contábil com profissionais treinados, atualizados e prontos para te ajudar.
Para mais informações como essas, continue acompanhando nosso blog!