Posso pagar INSS por conta?
“Posso pagar INSS por conta?” Esta é uma dúvida frequente entre diversos trabalhadores autônomos e, por esse motivo, trouxemos um artigo para que você entenda melhor como prosseguir.
Primeiro, é importante saber o que é o INSS, a sigla utilizada para definir o Instituto Nacional do Seguro Social. É o órgão público responsável por realizar os pagamentos e garantir os benefícios previdenciários aos trabalhadores e demais contribuintes.
Quem deve contribuir para o INSS?
Todo brasileiro ou estrangeiro que preste serviços no Brasil, sejam eles CLT, liberal, autônomo ou temporário. O link está disponível para acesso aqui.
Como declarar o INSS sozinho, confira o passo a passo:
Antes de começarmos, ressaltamos que a forma de contribuição é diferente para pessoas jurídicas, profissional liberal e recolhimento do INSS do Simples Nacional.
Essas instruções são voltadas para profissionais que trabalham por conta própria e não possuem CNPJ e, por esse motivo, são feitos direito no INSS com guia impressa ou sistema online. Confira abaixo:
1º – Faça sua inscrição no PIS (Programa de Integração Social);
Esta etapa se aplica em casos de pessoas que nunca trabalharam registradas, caso contrário o mesmo provavelmente já foi emitido.
2º – Neste caso, o autônomo, deverá se inscrever como Contribuinte Individual;
3º – Defina o melhor tipo de contribuição;
4º – Faça o pagamento da GPS (Guia da Previdência Social);
Após o preenchimento do GPS, leve o documento até uma instituição bancária ou casa lotérica para efetuar o pagamento, com data máxima de até o 15 dia do mês subsequente.
E se você precisa de ajuda com Imposto de Renda ou com Contrato de Trabalho Doméstico, fale com a gente!