Por que devo conhecer os termos empregados na contabilidade? - Incolape Escritório de Contabilidade Jundiaí – Serviços Contábeis ...

Por que devo conhecer os termos empregados na contabilidade?

A comunicação é um recurso essencial para estabelecer a integração e a interação nos relacionamentos. Além disso, apesar de a comunicação sempre estar se reinventando de formatos, culturas e dialetos diversos, seu objetivo continua o mesmo: transmitir uma ideia.

Dentro das empresas não é diferente.

Uma empresa sem comunicação dificilmente conseguirá se organizar e otimizar seu serviço, por isso saber quais são os termos empregados na área é o primeiro passo para conseguir analisar e desempenhar um bom trabalho no setor, e aumentar a precisão do serviço .

Além disso, cada empresa tem sua própria cultura, identidade, e, consequentemente, uma linguagem única, por isso é essencial conhecer as terminologias cotidianas usadas no ambiente corporativo.

Por isso, selecionamos expressões e terminologias usadas no cotidiano das empresas, e como são aplicadas. Confira:

Custo fixo: Refere-se às despesas que permaneceram iguais independentemente dos produtos ou serviços vendidos pois são referentes à manutenção do negócio. Alguns exemplos são: contas de luz, água e aluguel.

Custo variável: Refere-se aos custos que variam de acordo com a produção ou quantidade de trabalho. Alguns exemplos são: matérias primas e secundárias.

Fluxo de caixa: Refere-se ao montante de caixa recolhido e gasto por uma empresa durante um determinado período de tempo. É uma maneira de observar e monitorar as finanças de um negócio.

Demonstração de Resultados do Exercício (DRE): Representa um resumo de receitas e despesas da empresa em determinado período de tempo. Funciona como um “informe” para relatar os lucros e prejuízos do resultado líquido.

Balanço patrimonial: Relata as obrigações fiscais tributárias, dívidas, investimentos e fontes de subsídios. É muito útil para tomar conhecimento da situação fiscal de uma empresa durante certo período de tempo.

Saiba mais sobre o universo contábil

Aproveite também para saber mais sobre as novas normas de contabilidade. Clique aqui e entenda.

Quer ter acesso a conteúdos como este? Acompanhe-nos em nossas redes sociais ou em nosso blog.

Venha para a INCOLAPE

Traga sua empresa para a Incolape

quero contratar
Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.